Sobre o Instituto

O Instituto Paulo Kobayashi (IPK) é a concretização de um antigo sonho do professor e deputado federal Paulo Kobayashi, falecido em abril de 2005 após 30 anos de vida pública dedicada a atividades sociais.

Como parlamentar, ele pretendia transformar a integração de poder público, iniciativa privada e cidadãos comuns em projetos sociais. Como geógrafo, ansiava por medidas que privilegiassem aeducação, considerada o ponto de partida de uma sociedade mais justa e digna.

Após seu falecimento em Abril de 2005, familiares, amigos, ex-alunos e admiradores constituíram o Instituto Paulo Kobayashi, que iniciou seus trabalhos em Agosto de 2005.

Para alcançar seus objetivos o IPK realiza as seguintes atividades:

  • Prospecção de parcerias e patrocínios para efetivação de projetos sociais;
  • Execução e coordenação de projetos sociais;
  • Constituição de parcerias autorais com pessoas físicas para apresentação de projetos sociais a patrocinadores em potencial, tendo em vista sua concretização.
O Instituto Paulo Kobayashi foi reconhecido como OSCIP pelo Ministério da Justiça em 04 de novembro de 2005. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu no dia 14 do mesmo mês.

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) são, na verdade, organizações não-governamentais (ONGs) devidamente certificadas pelo Ministério da Justiça por atenderem, principalmente, a rigorosos critérios administrativos.

Por serem ONGs, não têm fins lucrativos e são classificadas como entidades do chamado Terceiro Setor, ou seja, estão hierarquicamente abaixo do Estado e da iniciativa privada, Primeiro e Segundo setores, respectivamente. Assim, seu real objetivo é buscar alternativas complementares de promoção social em segmentos nos quais há reduzida atuação governamental.

A Lei 9.790, de 23 de março de 1999, é a que regulamenta a atuação das OSCIPs.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Justiça
http://www.mj.gov.br/snj/oscip/default.htm

Desenvolver e executar projetos educacionais que tenham como base a integração de ações do Poder Público com programas de responsabilidade social da Iniciativa Privada, cujo objetivo seja beneficiar a sociedade civil e suas entidades.
Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, idealizada por um ícone da didática, o Instituto Paulo Kobayashi tem como principal frente de atuação a execução de iniciativas que tenham a educação como base e sejam capazes de contribuir, efetivamente, para a formação ética e moral do ser humano e da sociedade em que está inserido.

Mensagem do Presidente Fundador

victorMuito me orgulho de Paulo Kobayashi.

Mais que um pai, para mim ele foi um símbolo. Ícone de integridade, do início ao fim da vida mostrou-se impetuoso no combate às desigualdades sociais, revelou-se um batalhador incansável por melhores condições de vida, tornou-se pupilo da boa educação, porta-voz da formação moral e superou com coragem e dignidade as armadilhas com as quais se deparou em sua breve existência entre nós.

Paulo Kobayashi foi um criador. Um mestre querido por pais e idolatrado por filhos. Um parlamentar convergente e produtivo. Mas nunca, em nenhum momento, deixou de ser um homem, simplesmente, apegado às suas raízes, preocupado com o futuro e preparado para as mais árduas jornadas em busca de seu ideal.

Ideal que um dia o moveu a ir além de onde já havia sido posto por centenas de milhares de admiradores. Ideal que o fez transformar em realidade um sonho antigo, ainda dos tempos de estudante: a intensa vontade de unificar em ações singelas, porém significativas, o esforço de todos os setores da Nação em prol dos excluídos e menos favorecidos econômica, cultural e socialmente.

Paulo Kobayashi viu apenas parte de seu projeto sair do papel. Contudo, deixou explícitas todas as coordenadas para a execução de sua mais relevante obra: a construção de um mundo melhor, trabalho que já vinha fazendo quando representante do povo, por ele eleito em sete ocasiões.

Honrar o legado daquele que foi uma das mais importantes e respeitadas figuras da democracia brasileira é a principal responsabilidade deste Instituto que leva seu nome.

Trabalhar ininterruptamente pela expansão de seus valores éticos e morais por meio de iniciativas que tenham a educação como base – bandeira que manteve erguida durante toda sua vida – é o que desde já se dispõem a fazer todos aqueles que caminharem conosco por esta longa estrada.

O Instituto Paulo Kobayashi nada mais representa que a continuidade da vida de seu criador. Por isso, aqueles que um dia o conheceram, mantiveram laços de amizade, estreitos ou não, ou tiveram a oportunidade de trabalhar com ele estão convidados a sentir-se em casa e a fazer parte do IPK, porque, de alguma forma, todas essas pessoas ajudaram a construir esse lugar.

VICTOR KOBAYASHI
Presidente de Honra do Instituto Paulo Kobayashi

Diretoria

<b>Victor Kobayashi</b>
Victor KobayashiPresidente de Honra
<b>Ie Kobayashi</b>
Ie KobayashiPresidente
<b>Claudio Sampei</b>
Claudio SampeiVice-Presidente
<b>Jéssica Kobayashi Corrêa</b>
Jéssica Kobayashi CorrêaTesoureira

Conselho Consultivo

<b>Sérgio Kobayashi</b>
Sérgio KobayashiJornalista
<b>Heródoto Barbeiro</b>
Heródoto BarbeiroJornalista CBN e TV Cultura
<b>João Luiz Pasqual</b>
João Luiz PasqualDiretor Executivo do Banco Real
<b>Tokio Isobata</b>
Tokio IsobataDiretor do Sind. dos Atac. de G. Alimentícios de SP
<b>José Telles Corrêa</b>
José Telles CorrêaDesembargador Estadual
<b>Chieko Aoki</b>
Chieko AokiPresidente do Blue Tree Hotels
<b>Akira Obara</b>
Akira ObaraGeneral da Reserva
<b>Yugo Mabe</b>
Yugo MabeArtista Plástico - Instituto Manabu Mabe
<b>Ricardo Ikesaki</b>
Ricardo IkesakiDiretor do Grupo Ikesaki Cosméticos
<b>Robert Wong</b>
Robert WongRobert Wong Associates
<b>Vera Antunes</b>
Vera AntunesProfessora/Diretora Objetivo/UNIP
<b>Leni Alves de Lima Stassinopoulos</b>
Leni Alves de Lima StassinopoulosPresidente Instituto Christos Georges Stassinopoulos
<b>Algirdas Balsevicus (Dadá)</b>
Algirdas Balsevicus (Dadá)Presidente do Sind. dos Atacadistas de G.Alimentíciosde São Paulo
<b>Tizuka Yamazaki</b>
Tizuka YamazakiCineasta
<b>Eduardo Sakamoto</b>
Eduardo SakamotoPresidente da All Nippon Airways - ANA
<b>Paulo Nishimura</b>
Paulo NishimuraPresidente Niplan Engenharia
<b>Masahiko Sadakata</b>
Masahiko SadakataPresidente da Yakult do Brasil
<b>Renato Nakaya</b>
Renato NakayaPresidente da Sakura-Nakaya Alimentos