Vencedoras do estágio na Cavalera!
Domênica Alves da Costa
(Ceu Paulistano)
Bani Diuli Lins de Souza
(ACTI)
Renata Juvi da Costa
(Paróquia São Judas) Perus
PARABÉNS!
Sobre o Projeto
O projeto “Moda Brasileira”, irá realizar 18 (dezoito) workshops de qualificação profissional em moda, gratuitos, voltados para interessados em geral, moradores, preferencialmente situados, nas regiões vulneráveis de realização do projeto.
Público principal: jovens e adultos, professores e estudantes de moda, design e marketing, costureiras, fotógrafos e interessados em geral sobre a temática da moda.
Metodologia: A metodologia de qualificação dos workshops será ofertada pelos renomados estilistas e profissionais da Cavalera, com aulas e atividades práticas de variados temas, tais como:
1 - Criação de roupas, acessórios e figurino
2 - Upcycling / Reutilização e Customização
3 - Estética e Inovação
4 - Criação de looks / desfile
5 - Definição de Público-alvo (Tendências)
6 - Empreendedorismo na Moda
Conheça abaixo os módulos do Projeto Moda Brasileira
Inscreva-se para participar dos módulos!
Criação de roupas, acessórios e figurino
Duração: 18 horas
Professor: Hanna Hiar
O processo de criação e produção de produto deve ser embasado em pesquisas em seu início para que depois o lado criativo possa fluir de uma forma que tudo possa se tornar realidade.Escolhas iniciais podem favorecer ou prejudicar todo o processo e devem ser feitas de forma científica no início do processo.
Devemos sempre nos localizar nos cenários que vivemos e os aspectos culturais relevantes dentro da proposta em questão criando assim um tema / conceito para o seu produto, imaginar um público-alvo e elementos visuais e culturais que fazem parte do comportamento do mesmo para não produzir ou criar algo sem relevância.
Fatores como linguagem e tendência escolhida irão direcionar criativamente o que virá pela frente, por isso devem ser as primeiras decisões a serem tomadas, seguidas pela escolha de matéria prima e cartela de cores.
O objetivo deste módulo é ensinar os participantes como nascem os produtos ou figurinos/looks
Workshop: Criação de Mood Board: Os alunos irão criar painéis de inspiração para materializar os pensamentos e idéias do projeto.
Serão 4 painéis - 2 para conceito; 1 para público-alvo; e 1 cartela de cores.
Upcycling / Reutilização e Customização Duração: 18 horas
Professor: Adriano Neves
O Upcycling ou reutilização "para cima", também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos e peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetadas.
Esses conceitos têm como base também questões como o meio ambiente tendo em vista que deixamos de consumir matéria prima em seu estado primário para reutilizar produtos que possivelmente estariam sendo descartados e gerando mais lixo.
Workshop: Customização de peça com defeito: Os participantes irão transformar uma peça que será doada pela Cavalera, com um pequeno defeito, em uma outra peça ou produto customizada a partir de suas próprias ideias e criações.
Estética e Inovação
Duração: 18 horas
Professor:Jaqueline Leal
O repertório é a maior ferramenta para a inovação em qualquer criação, saber onde buscar informação é essencial no universo da moda e vestuário, quem tem vivido um ciclo de cópias e releituras. Entender a necessidade do consumidor é um ponto inicial é de extrema importância.
Para ensinar como criar um bom repertório é importante passar no conteúdo informações sobre a história da moda e história da arte abrindo o horizonte do repertório de cada participante.
É importante que os alunos do curso entendam a história para que possam construir a sua própria para criar algo tornando assim a ideia real, conseguindo transpassar cada processo e etapa de forma eficaz e otimizando cada tarefa para uma melhor execução da missão final.
Workshop: Criação de conceito de peça funcional:Usando referências da aula em questão e próprias, os participantes irão construir o projeto de uma peça através de desenho ou colagem.
Criação de looks / desfile
Duração: 18 horas
Professor: Alberto Hiar Junior
A criação de um desfile é um processo demorado e detalhista, toda a ideia baseada na coleção em questão, no caso basicamente o processo do módulo 1 - Criação de roupas, acessórios e figurino, com o conceito definido é preciso pensar em como representar fisicamente em uma encenação no caso o desfile.
As etapas de um desfile envolvem diversos profissionais que atuam como engrenagem na produção de cada projeto. O stylist através das matérias primas e linguagem previamente escolhidas cria a quantidade de looks em questão levando em consideração como a marca quer mostrar o conceito da coleção em questão normalmente decidido pelo diretor criativo.
A partir desta etapa é pensado em cenografia, trilha sonora linkando ao projeto os profissionais que produzem cenografia e trilha. Em sequência é decidido os modelos através do casting para o desfile.
Workshop: Criação de looks utilizando peças do próprio armário: para que possamos potencializar a criatividade e sobretudo os ensinamentos que foram compartilhados ao longo do projeto, os alunos poderão apresentar resultados de customização em peças de seus próprios armários.
Definição de Público-alvo (Tendências)
Duração: 18 horas
Professor: Alberto Hiar
Saber para quem vender seu produto é fundamental, a hora certa de se alimentar da tendência certa faz toda a diferença para obter êxito em suas coleções, tanto no comercial como no conceitual acertar o time de cada projeto é necessário.
A conexão com o cenário que você pretende atuar pode ser adquirida através de uma pesquisa bem-feita seguindo critérios e etapas simples que podem criar um caminho para a construção de cada projeto.
Para quem quer vender? Onde essa pessoa frequenta? Qual a faixa etária? Por que escolheria o seu produto?
Workshop: Criação de Mood Board Público-alvo e Tendências - com base nos resultados de customização, iremos identificar o target que o produto criado deverá estabelecer devida comunicação e alcance;
Empreendedorismo na Moda
Duração: 18 horas
Professor: Denis Bellini
O primeiro passo para empreender na moda é entender que o consumidor nesse mercado busca, criatividade nem sempre é tudo, é importante entender o mercado por completo, o comportamento de consumo do público-alvo escolhido deve ser estudado e rastreado através de pesquisa evitando assim iniciar um negócio sem direção e objetivos.
Os fornecedores nesse
mercado são fundamentais diversos processos existem para confecção de coleções e o bom compreendimento da logística e de como você irá produzir suas peças vão ser fundamentais no lucro de sua empresa
Workshop: Criar uma empresa de moda com um produto lúdico - a simulação de criação de uma empresa de moda, irá estimular conceitos de direcionamentos, foco, administração e mercadológico;
Locais de Realização
Atente-se aos locais de realização!